D. Ilídio Leandro destaca passagem por Fátima e pede presença de todos na Cova da Iria
D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, convida todos os fiéis da Diocese a irem ao encontro do Papa, sublinhando a dimensão nacional da viagem de Bento XVI, em especial a sua passagem por Fátima.
“Embora visite as cidades de Lisboa e do Porto, a sua vinda concretiza-se na condição de peregrino de Fátima, local privilegiado para esse encontro com Bento XVI”, escreve o prelado numa nota divulgada pelo site oficial da Diocese.
O Bispo de Viseu fala do Papa como “Cristão Peregrino de Nossa Senhora de Fátima”, frisando que é nesse Santuário que Bento XVI “centrará a sua Peregrinação”.
“Para aí se convidam todos os Cristãos, aproveitando, também, o facto de o Governo ter concedido tolerância de ponto para todo o país”, acrescenta.
Ali, escreve D. Ilídio Leandro, os cristãos devem “fazer sentir a Bento XVI” que estão com ele e apoiam a sua “acção clara, frontal, corajosa ao serviço do anúncio de Jesus Cristo Ressuscitado e da Sua Boa Nova, no respeito pelas diferenças e no diálogo com todas as pessoas que se abrem à verdade e ao bem”.
“Este é o momento de preferir, à televisão ou a outros meios de acompanhamento da notícia, a presença na Cova da Iria”, precisa.
D. Ilídio Leandro considera que “o Papa quer encontrar-se connosco e dirigir uma Mensagem aos cristãos de Portugal”, para ajudar a “tomar opções e a dar coerência e orientação à construção da vida pessoal e comunitária”.
“Ao mesmo tempo, é oportunidade para Lhe dizermos que estamos com Ele, quer na promoção destes princípios, quer na rejeição de tudo o que traduz e promove o relativismo, o permissivismo e a inversão de valores, num sério prejuízo da dignidade e da felicidade da pessoa e de toda a Comunidade Humana que queremos e somos chamados a construir”, conclui o Bispo de Viseu.