Bispo de Viseu apela à participação na campanha de Natal da Cáritas

Comprar uma vela é acto de «solidariedade» para quem mais precisa de «gestos efectivos de partilha», sublinha D. Ilídio Leandro

O bispo de Viseu apelou à participação na campanha de Natal “Dez Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz,” promovida pela Cáritas Portuguesa, instituição de apoio social da Igreja Católica.

“Comprar uma vela e pô-la na janela, na noite de Natal, é um gesto de solidariedade que gera paz e amor nos irmãos que mais necessitam de gestos efectivos de partilha”, escreve D. Ilídio Leandro em nota intitulada “A Cáritas ilumina o desemprego”.

O prelado salienta que a compra de velas e fotóforos é um gesto “que ilumina a escuridão da noite” das pessoas “a quem bateu o infortúnio do desemprego”.

Uma das manifestações públicas da iniciativa consiste no acto de acendimento das velas, marcado para este Sábado em várias dioceses de Portugal, incluindo Viseu, que acolhe a cerimónia às 18h00, nas escadas da Igreja dos Terceiros.

O preço unitário das velas é 1,00€ e o dos fotóforos é 2,50€, valores iguais aos propostos em 2009.

As receitas vão ser aplicadas em projectos das Cáritas diocesanas de Portugal (65%), enquanto que os restantes 35% serão destinados ao combate à pobreza infantil em São Tomé e Príncipe.

A campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”, que este ano se realiza pela oitava vez consecutiva, tem como principal objectivo sensibilizar a opinião pública para as questões da paz, da justiça e da solidariedade.

A Cáritas Portuguesa convida cada pessoa a acender uma vela na noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela da sua casa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top