Bispo de Viana encerra processo de Canonização da fundadora das Irmãs da Santa Face

D. José Pedreira preside esta Segunda-feira, dia 22, na Cúria Diocesana, à cerimónia de “Clausura do Processo de Canonização” da vianense Maria da Conceição Pinto da Rocha, Fundadora da Congregação das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face.

Esta cerimónia marca o fim de uma etapa de cerca de 20 anos de estudo e trabalho na instrução do processo que agora transita para Roma para a Congregação dos Santos que até há pouco tempo era presidida por uma Cardeal português.

Maria da Conceição Pinto da Rocha nasceu em Viana do Castelo, a 16 de Dezembro de 1889, e inspirada pelo Espírito “sonhou” fundar uma Obra que «trabalharia até ao fim dos séculos, para levar ao mundo a força da Redenção».

Rapidamente lançou “mãos à Obra” e foi dando os passos necessários para a a criação que acabaria por se concretizar mas não durante a sua vida terrena, pois faleceu nesta cidade a 2 de Outubro de 1958.

Como semente lançada à terra a sua “partida” fortaleceu o grupo das «discípulas, que se reuniram e concretizaram o desejo de Maria da Conceição, erguendo o projecto, pelo qual a Serva de Deus, ofereceu a sua vida».

Em 1965 reuniam-se, em Lisboa, as 3 primeiras Irmãs, dando início à Fundação, com a aprovação do Cardeal Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

As Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face são um dom, para a Igreja e para o mundo contando com quatro Comunidades e cerca de 120 Agregadas distribuídas por 6 países.

Paulo Gomes

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR