Bispo de Santarém quer que padres sejam humildes e atentos

«Quem tudo dá, tudo recebe»

“Nós padres, seremos sempre diáconos mesmo depois de passarmos a outros graus do sacramento da ordem”, afirmou o bispo de Santarém este Domingo. “Por isso – prosseguiu D. Manuel Pelino – necessitamos de cultivar as virtudes relacionadas com o serviço: a humildade, a afabilidade, atenção aos outros”.

“Dispor-se a servir quando a tendência geral é servir-se, fazer-se servo quando o sonho comum é ser senhor, torna-se um desafio que exige humildade, consciência esclarecida e muita confiança em Deus”, referiu o prelado na missa em que ordenou um novo diácono para a diocese escalabitana.

Ao serviço dos pobres e da palavra de Deus

A atenção aos mais pobres e à Bíblia foram os dois aspectos da identidade diaconal salientados na intervenção de D. Manuel Pelino.

“Cabe aos diáconos a tarefa de fazer apelo à generosidade dos fiéis e proceder à distribuição dos bens pelos mais necessitados de modo que haja justiça na partilha e a ninguém falte o necessário”, observou o bispo de Santarém. “A atenção aos pobres caracteriza o estilo de vida das comunidades primitivas”, relembrou.

A acção dos diáconos deve igualmente centrar-se na educação para a caridade, que “é o agir mais genuíno da fé”: “nos tempos de hoje, tão marcados pelo egoísmo e pela perspectiva individualista da posse de bens, a caridade precisa de ser desperta. Por isso, pede-se aos diáconos, aos pastores e aos educadores da fé que eduquem para o dom”.

“Quem renuncia a si mesmo encontra uma liberdade mais profunda. Quem tudo dá tudo recebe. Quem entrega a sua vida e se sacrifica ao serviço do evangelho, encontra a verdadeira vida”, sublinhou o prelado.

D. Manuel Pelino recomenda igualmente aos diáconos “que incentivem e preparem o povo de Deus para participar activamente no serviço da palavra”.

Primeiro de três graus

O diaconado é o primeiro dos três graus do sacramento da Ordem. As actividades sócio-caritativas e o serviço à palavra de Deus constituem os elementos mais importantes da semelhança que os diáconos apresentam em relação à vida de Cristo.

O diácono exerce também fun­ções litúrgicas, como assistir o bis­po ou padre na missa, presidir ao culto e à oração dos fiéis, ser ministro ordinário da bênção do Santíssimo Sacramento, da Comunhão e do Baptis­mo, presidir a casamentos, às exé­quias, e a diversos sinais sagrados.

Foto: Diác. Ricardo Pinto e D. Manuel Pelino

Partilhar:
Scroll to Top