Bento XVI vem incentivar-nos à missão
Foi em clima de festa que D. Manuel Pelino presidiu à eucaristia do passado domingo no Santuário de Fátima. O Bispo de Santarém acompanhou a peregrinação diocesana.
Nas vésperas da chegada de Bento XVI a Portugal D. Manuel Pelino afirmava que «Bento XVI vem como continuador do Apóstolo Pedro confirmar-nos na fé, nestes tempos de descrença e relativismo, e incentivar-nos à missão de levar a luz do amor e da esperança ao mundo», incentivando ao bom acolhimento com alegria.
D. Manuel Pelino deu significado à peregrinação realçando que é necessário romper com o individualismo, quebrar a monotonia e reanimar a fé.
«A nossa condição de discípulos é a condição de peregrinos: habitamos no mundo mas não somos do mundo, aspiramos às realidades do alto, procuramos os valores espirituais do mundo novo inaugurado pela ressurreição de Cristo, a civilização do amor, da verdade e da santidade», afirmou na sua homilia.
O Bispo de Santarém citou o Cardeal Ratzinger, ainda antes de ser nomeado Papa, «a maior heresia dos tempos actuais é o cansaço da fé, o desgaste com que muitos cristãos vivem a sua relação com Cristo; aquilo que deveria ser motivo de alegria contagiante tornou-se baço». Reforçou que «sem alegria e sem entusiasmo o cristianismo torna-se um formalismo vazio, um ritualismo sem vida.»