Bispo de Leiria quer que «Festa da Fé» leve «alegria» e «fraternidade» às ruas da cidade

Além do programa religioso estão previstas exposições, conferências, concertos, espectáculos, barraquinhas e actividades de rua

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, está a motivar os fiéis da diocese a participar na “Festa da Fé” através de uma curta mensagem integrada num vídeo propositadamente produzido para a iniciativa.

“Ficarei muito contente se vos puder ver a todos pelas ruas de Leiria a levar a alegria, a convivialidade e a fraternidade às ruas da cidade dos homens”, afirma o prelado.

O programa da “Festa da Fé: Rosto(s) da Igreja Diocesana”, que decorre entre 21 e 23 de Maio, inclui momentos de celebração e oração, exposições, conferências, concertos, espectáculos, actividades de rua e barraquinhas.

A organização preparou actividades para todas as faixas etárias e estende o convite a toda a população, independentemente das convicções religiosas dos participantes.

As vigararias, organismos, institutos religiosos e movimentos vão expor as suas actividades, possibilitando o conhecimento da realidade da diocese e a troca de experiências.

Além de uma mostra de Arte Sacra, estão previstas duas exposições: “Rosto(s) da Igreja” (trabalhos de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica) e “A restauração da Diocese na Imprensa Regional”.

No Sábado realizam-se três conferências: António Bagão Félix fala sobre “A solidariedade no Mundo contemporâneo”, Saúl António Gomes profere uma palestra intitulada “A Igreja na Identidade da Região” e o Pe. Virgílio Antunes aborda “A dimensão de Fátima na Diocese”.

A nível musical, a iniciativa é marcada pelo Festival da Canção Jovem e pela actuação dos grupos Leiricanta, Cantares de São Romão, Coral do Santuário de Fátima e Banda J, entre outros conjuntos.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima acompanha iniciativa

“Teremos uma companhia única”, salienta D. António Marto ao referir-se à presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que numa das suas raras saídas da Capelinha das Aparições – a 11.ª na História – vai deslocar-se a Leiria, sede da diocese a que pertence o santuário.

Na conferência de imprensa realizada a 12 de Abril para lançar a “Festa da Fé”, o prelado frisou que a inclusão da imagem mariana na iniciativa pretende manifestar a ligação da diocese à sua padroeira.

A “Festa da Fé” começa às 20h30 desta Sexta-feira, e a imagem é acolhida uma hora mais tarde na Praça Paulo VI, integrando-se depois numa procissão de velas até à Sé.

No Domingo, a imagem regressa à Praça Paulo VI, local em que às 16h30 se celebra a missa de encerramento, seguindo-se a procissão para a igreja de Santo Agostinho, onde se faz a despedida.

A “Festa da Fé”, cujo programa completo pode ser consultado nesta página, conta com a colaboração de várias entidades civis, como o Município e a Junta de Freguesia de Leiria, o Arquivo Distrital e a Entidade de Turismo de Leiria-Fátima, entre outras.

A diocese de Leiria foi criada pelo Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, a 22 de Maio de 1545, tendo sido extinta a 4 de Setembro de 1882 por motivos políticos.

A circunscrição eclesiástica seria restaurada pelo Papa Bento XV a 17 de Janeiro de 1918, e a 13 de Maio de 1984 foi-lhe atribuída a denominação “Leiria-Fátima”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR