D. António Marto destaca a celebração da fé e da experiência de ser Igreja
O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, manifestou «todo o regozijo e toda a gratidão» pela visita de Bento XVI ao Santuário mariano, nos dias 12 e 13 de Maio.
O Papa vai presidir à Peregrinação Aniversária de Maio e assinalar o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto.
Falando em seu nome, enquanto bispo de Leiria-Fátima, e dos fiéis da sua diocese, D. António Marto sublinhou que é «com muita alegria e muita gratidão» que o Papa é recebido em Fátima, para com ele celebrar a beleza da fé «e a beleza da experiência de ser Igreja, reunida à volta do Pastor Universal».
Em Fátima, o programa relativo ao Papa, divulgado pelo Santuário, começa hoje às 17h10, com a chegada ao Estádio de Fátima, deslocando-se depois para o Recinto do Santuário, onde, pelas 17h30, dirige uma saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.
Pouco depois, às 18h00, preside às Vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos/as e seminaristas, na Igreja Santíssima Trindade.
Depois do jantar, às 21h30. Preside à Bênção das Velas, na Capelinha, faz a Oração do Rosário e assiste à Procissão das Velas.
No dia 13, Bento XVI preside à Procissão, Missa Internacional, Bênção dos Doentes e Procissão do Adeus.
À tarde, às 17h00, o Papa tem um encontro na Igreja da Santíssima Trindade com os agentes das várias organizações da Pastoral Social, a que se segue uma reunião com os Bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, às 18h45.
No dia seguinte, 14 de Maio, Bento XVI sai de manhã cedo (08h15) para o Estádio de Fátima, de onde parte de helicóptero para o Porto, última escala da sua viagem a Portugal.