D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, pediu aos cristãos da sua Diocese que participem nas celebrações previstas durante a visita de Bento XVI a Portugal.
“A nossa Diocese estará presente em Lisboa e representada também no Porto. Vizinhos que somos de Fátima, não fujamos ao sacrifício de participarmos nas diversas assembleias presididas pelo Santo Padre que o programa ali nos oferece”, refere o prelado numa mensagem intitulada “Unidos com o Papa”.
O Bispo de Coimbra pede a participação “em família ou em grupo paroquial”, para ver “directamente a mensagem do Pastor Universal, que nas suas encíclicas e abundante pregação deixa claramente transparecer o seu desejo de conduzir a Igreja ao essencial da fé, à vivência purificada do Evangelho, à unidade dos crentes na justiça e no amor”.
“A visita do Santo Padre Bento XVI ao nosso Portugal é um sinal luminoso do amor que Deus nos tem, é a expressão manifesta da nossa integração na catolicidade da Igreja, é um apelo veemente a caminharmos na esperança”, escreve.
D. Albino Cleto convida todos a estar “presentes na multidão que vai receber o Sucessor de Pedro ou acompanhando pelos meios de comunicação esses encontros maravilhosos”.
“Queremos escutar as suas palavras de sabedoria, sentir com ele, em alegria e dor, o pulsar do coração da Igreja, acolher os seus apelos à missão de todo o baptizado, que é a de cumprir e anunciar o Evangelho nos lugares em que se vive”, indica.