Bispo de Coimbra apela à participação na vigília pela «vida nascente»

Seguindo o desafio lançado por Bento XVI no início do mês de Outubro, a Diocese de Coimbra promove este Sábado, pelas 21h30, na Sé Nova, uma “Vigília pela Vida nascente”.

Numa mensagem pastoral enviada à agência ECCLESIA, D. Albino Cleto apela a todos os cristãos da sua diocese, para que através deste encontro de oração “louvem a Deus pela maravilha que é a vida humana, pedindo-Lhe que ajude todos a estimá-la”.

Para o bispo de Coimbra, os homens e mulheres do século XXI têm de rever as suas prioridades. “Que loucura a nossa” escreve o prelado, criticando uma sociedade que parece querer preservar a vida, “defendendo a saúde”, “educando as crianças para a higiene” e “praticando desporto”, mas, ao mesmo tempo, “banaliza o aborto”, “abandona os que já não produzem” e aceita práticas como a eutanásia.

Nesta realidade, que D. Albino considera “dominada pelo materialismo e individualismo, em que cada um julga ser senhor de tudo”, os cristãos têm de “ser o sal da terra”, contribuindo para o respeito pela vida humana, “que é uma cópia da vida divina de Deus”.

O bispo de Coimbra convida os fiéis para que, na vigília de dia 27 de Novembro, tenham presentes na sua oração os legisladores, “para que corrijam as leis que destroem a vida”; os casais e educadores, “para que ensinem a respeitar a vida”; os idosos, doentes e deficientes, “para que possam ser mais apreciados e amados”.

Para este evento estão particularmente convidadas todas as famílias, as mulheres grávidas e os jovens. No decorrer da celebração as futuras mães receberão uma bênção especial.

Cada família é convidada a trazer o Menino Jesus do seu presépio para ser abençoado. Na Sé Nova haverá estandartes de Natal para quem os quiser adquirir e, depois, desfraldar nas suas varandas e janelas.

Tendo a diocese uma grande extensão, sugere-se que nas paróquias não pertencentes ao arciprestado de Coimbra se promovam igualmente vigílias locais, com a mesma intenção.

Para ajudar estas comunidades, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar disponibiliza um guião e um cartaz que pode ser descarregado em http://www.diocesedecoimbra.pt/sdpfamiliar/recursos.htm#Folhetos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top