Bispo de Aveiro ordenou padre para a diocese

D. António Francisco dos Santos lembrou contribuição daqueles que, pela oração e trabalho, «fizeram crescer» a vocação sacerdotal do novo presbítero

O bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, ordenou este Domingo um novo padre para a diocese, numa celebração que, nas suas palavras, “é sempre um apelo ao dinamismo da Igreja e da comunidade cristã”.

“Na sua caminhada rumo ao presbiterado houve o envolvimento de muita gente que, pela sua oração e trabalho acompanharam, fizeram crescer e consolidaram essa vocação”, explicou o prelado em declarações à Agência ECCLESIA.

Para o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, todas as ordenações são “o fruto da família, párocos, comunidades, seminários e institutos de formação”.

D. António Francisco dos Santos “agradeceu a Deus” o novo padre, “dom” que constitui “um apelo e um incentivo ao trabalho vocacional”, numa diocese que durante a última década ordenou “apenas seis sacerdotes”.

Na celebração realizada na Sé de Aveiro “houve uma participação muito expressiva dos sacerdotes de toda a diocese, o que me sensibiliza”, afirmou bispo diocesano, que realçou o “entusiasmo” e a “esperança renovada” suscitadas por haver “cada vez mais” fiéis empenhados na dinamização vocacional.

O prelado realçou o “trabalho muito bem organizado” que tem vindo a ser realizado pela Pastoral Juvenil e Vocacional, assim como pelo pré-Seminário e Seminário da diocese, que reabriu recentemente.

O Seminário Maior conta actualmente com seis alunos e no próximo ano vai entrar um grupo de estudantes na instituição.

“Acreditamos que o trabalho de quem semeia se transformará, a seu tempo, em colheita abundante”, salientou o bispo de Aveiro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top