Bioética: Papa critica comercialização de embriões humanos e barrigas de aluguer

Francisco convida à valorização da fertilidade e dos métodos naturais

Cidade do Vaticano, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa criticou, numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano, a comercialização de embriões humanos e o recurso a barrigas de aluguer.

“Embora seja bom ajudar e apoiar um desejo legítimo de gerar ,com o conhecimento científico mais avançado e com tecnologias que curam e melhoram a fertilidade, não é bom criar embriões de proveta e depois suprimi-los, comercializar gametas e recorrer à prática das barrigas de aluguer”, escreveu Francisco.

A mensagem dirigiu-se aos participantes do Congresso Internacional WOOMB, cujo tema é “A ‘revolução Billings’ 70 anos depois: do conhecimento sobre fertilidade à medicina personalizada”, promovido pela Universidade Católica em Roma, a 28 e 29 de abril.

O Papa constata que a “separação ideológica e prática da relação sexual do seu potencial gerador levou à busca de formas alternativas de ter um filho, que não passa pela relação conjugal, mas fazem uso de processos artificiais”.

“Promover o conhecimento da fertilidade e dos métodos naturais também tem grande valor pastoral, pois ajuda os casais a serem mais conscientes da sua vocação conjugal e a dar testemunho dos valores evangélicos da sexualidade humana”, sustenta.

Francisco lamenta que a experiência da sexualidade seja “empobrecida, reduzida a sensações”, levando, entre outras questões, à “violência entre parceiros”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR