Lisboa, 31 jul 2014 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de Religiões e Culturas (CERC), da Universidade Católica Portuguesa, está a organizar o curso livre “As tradições do Êxodo no Antigo Israel” para promover “o intercâmbio científico sobre as tradições bíblicas do êxodo”.
“A reflexão sobre o êxodo é sempre atual, pois coloca em evidência o tema do poder, dos seus limites, da liberdade e, principalmente, da dignidade humana. Acolher a narrativa do êxodo é abrir-se para uma mensagem universal”, revela o Centro de Estudos de Religiões e Culturas, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
No comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA o CERC explica que esta “mensagem universal” é “a liberdade, dom de Deus, é um bem inalienável que poder humano algum possui o direito de suprir a qualquer pessoa ou grupo social, em particular dos menos favorecidos”.
O objetivo desta formação é proporcionar “o intercâmbio científico sobre as tradições bíblicas do êxodo” e para isso, os participantes vão analisar e aprofundar “o estudo exegético-teológico de alguns episódios contidos no livro do Exôdo: 3,1–4,31; 15,22–18,27”, desenvolve o CER.
O curso “As tradições do Êxodo no Antigo Israel” vai ser apresentado pelo padre Leonardo Agostini Fernandes, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Brasil.
“Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente com Antigo Testamento, Pentateuco, Livros Históricos, Profetismo, Intertextualidade, Hebraico bíblico”, informa o CERC sobre sacerdote.
Este curso livre realiza-se no Centro Regional de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, entre 17 e 19 de setembro das 18h30 às 20h45.
CB