Reedição do livro do padre José Tolentino Mendonça tem a chancela das Paulinas
Lisboa, 17 nov 2014 (Ecclesia) – A Paulinas Editora colocou hoje nas livrarias uma edição “revista e aumentada” da obra “A Leitura Infinita – Bíblia e sua interpretação”, da autoria do padre José Tolentino Mendonça.
A sinopse da obra, enviada à Agência ECCLESIA, explica o relançamento da publicação com “a forma entusiástica como a obra foi acolhida por leitores católicos e de várias Igrejas cristãs em Portugal”, que levou a que ela estivesse “há já algum tempo esgotada”.
“Desconhecer a Bíblia não é apenas uma carência do ponto de vista religioso, mas é também uma forma de iliteracia cultural, pois significa perder de vista uma parte decisiva do horizonte onde historicamente todos se inscrevem”, pode ler-se.
Integrada na coleção “Poéticas do Viver Crente”, a obra do sacerdote, escritor e poeta José Tolentino Mendonça exprime o empenho do autor “em fazer dialogar a experiência cristã com os desafios de um mundo que se entreabre em modos sempre novos”.
Sobre este projeto, o padre António Spadaro, diretor da revista Civiltà Cattolica e consultor da Santa Sé para as áreas da Comunicação Social e Cultura, refere que “as suas páginas mantêm a raiz profunda da experiência e abrem a um diálogo em que o leitor se sente protagonista.
O presidente do Centro Nacional da Cultura também aborda o livro, cuja primeira edição foi compilada em 2008.
Para Guilherme de Oliveira Martins, “José Tolentino Mendonça fala da Bíblia como deve ser referida, como uma inesgotável biblioteca e não como um livro único”.
JCP