Bento XVI visita localidade onde nasceu Leão XIII

Viagem vai assinalar bicentenário do nascimento do Papa que assinou uma das mais importantes encíclicas sociais

Bento XVI vai visitar o município romano de Carpineto, no próximo dia 5 de Setembro, por ocasião do bicentenário do nascimento do Papa Leão XIII.

O anúncio foi feito pelo jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, que apresenta o programa da visita.

Gioacchino Pecci, que viria a ser o Papa Leão XII, nasceu em Carpineto a 2 de Março de 1810, tendo o seu pontificado decorrido entre 20 de Fevereiro de 1878 e 20 de Julho de 1903, data da sua morte.

Destacou-se, como lembra o jornal do Vaticano, pela sua encíclica “Rerum Novarum”, de 15 de Maio de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e do trabalho, em que introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico.

Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, chamado vulgarmente de Doutrina social da Igreja Católica e foi um contributo para o despertar de uma esquerda católica que se revia no movimento do socialismo cristão.

Em Carpineto, Bento XVI preside a uma Missa na Praça Monti Lepini. Após a celebração, está previsto que volte de helicóptero para Castel Gandolfo, residência pontifícia de Verão, nos arredores de Roma.

Esta será a terceira visita de um Papa a esta pequena localidade italiana, com menos de 5 mil habitantes, nos últimos 50 anos.

Paulo VI esteve no local a 11 de Setembro de 1966, para marcar o 75.º aniversário da publicação da encíclica “Rerum Novarum” e João Paulo II visitou Carpineto a 1 de Setembro de 1991, no centenário deste famoso documento.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top