Bento XVI tenta aliviar tensões na Igreja

Bento XVI está a “esforçar-se pessoalmente para aliviar as tensões e sanar as incompreensões que tanto preocupam as comunidades” católicas, assinala o director da sala de imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

A perspectiva do sacerdote enquadra-se nas audiências que o Papa concedeu na última semana ao arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schoenborn, e ao decano do Colégio Cardinalício e antigo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Angelo Sodano.

Os últimos dias foram também marcados pela fundação de um dicastério para a promoção da evangelização nos países em vias de secularização e pelo encontro com o Bispo emérito de Augsburgo, o alemão D. Walter Mixa, a quem Bento XVI confirmou definitivamente a sua renúncia.

No editorial que assina aos Domingos para o Centro Televisivo Vaticano, o responsável pela sala de imprensa da Santa Sé recordou que o Papa repetiu várias vezes que os perigos e as tentações mais graves para a Igreja provêm de seu interior.

Em tempos difíceis, como os actuais, as tensões induzidas a partir do exterior tornam também mais fácil o surgimento de discussões internas, contribuindo para aumentar a confusão e a incerteza, salientou o responsável.

O Pe. Federico Lombardi considera que “num tempo de contrastes e inseguranças, o mundo espera dos cristãos o testemunho comum que, com base no seu encontro com o Senhor ressuscitado, são capazes de se ajudar mutuamente e oferecer à sociedade, para encontrar a justa via rumo ao futuro”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top