Bento XVI sublinha importância de São Tomás de Aquino no diálogo entre filosofia grega e pensamento cristão

Papa pediu orações pela sua visita a Chipre e a todos os cristãos do Médio Oriente

Bento XVI prosseguiu esta Quarta-feira as catequeses sobre teólogos cristãos da Idade Média, tendo inaugurado uma série de audiências gerais dedicadas a São Tomás de Aquino.

Depois de entrar na Ordem dos Pregadores (Dominicanos), o santo ensinou Teologia em Colónia (actual Alemanha), Paris, Roma e Nápoles, tendo ficado conhecido como “Doutor Angélico” devido à “sublimidade do seu pensamento e à pureza da sua vida”, assinalou o Papa.

Na sua alocução, Bento XVI realçou o diálogo que São Tomás estabeleceu entre o cristianismo e a filosofia grega através do estudo de Aristóteles, a quem dedicou parte significativa da sua vida.

Para o Papa, o teólogo nascido cerca do ano 1225 discerniu os “elementos válidos” presentes nas teorias do filósofo grego e demonstrou “o seu valor para o pensamento cristão”.

Entre os trabalhos de Sâo Tomás, o Papa sublinhou a importância da “grande ‘Suma Teológica’”, obra que revela a “harmonia natural entre a fé cristã e a razão”.

Na véspera da celebração da festa do Corpo de Deus, o Papa lembrou os hinos litúrgicos compostos pelo «Doutor da Igreja» sobre o tema dessa solenidade, que “reflectem a sua profunda fé eucarística e sabedoria teológica”.

“Depois de uma experiência mística enquanto celebrava a missa, decidiu interromper a sua produção literária, reconhecendo humildemente que tudo quanto tinha escrito era infinitamente superado pela grandeza e beleza de Deus”, referiu Bento XVI acerca do santo que morreu em 1274, quando se dirigia para um concílio.

Dirigindo-se aos fiéis que o escutavam na praça de São Pedro, em Roma, o Papa pediu orações pela visita a Chipre e a todos os cristãos do Médio Oriente, que se vai realizar entre Sexta-feira e Domingo.

A pouco mais de uma semana da conclusão do Ano Sacerdotal, marcada para 11 de Junho, Bento XVI apelou também aos fiéis para que rezassem “pelos padres e seminaristas”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top