Bento XVI: Resignação foi sinal de «grande humildade», diz bispo do Algarve

D. Manuel Quintas destaca capacidade do Papa em «dar prioridade ao bem da Igreja»

Faro, 14 fev 2013 (Ecclesia) – O bispo do Algarve sustenta que as razões invocadas por Bento XVI para abdicar do seu pontificado, a idade e a necessidade de um novo vigor na resposta aos desafios da sociedade, são uma “lição” para toda a Igreja Católica.

“É preciso um grande desprendimento interior, uma grande humildade e uma grande capacidade de serviço para tomar esta decisão”, disse D. Manuel Quintas aos fiéis, durante a celebração da missa das Cinzas, esta quarta-feira, na Sé de Faro.

O prelado, citado pelo jornal “Folha do Domingo”, elogiou a capacidade do Papa em “dar prioridade ao bem da Igreja, ao serviço e anúncio do evangelho” e pediu às comunidades que se unam em oração por Bento XVI e pelo seu sucessor, 

A renúncia de Joseph Ratzinger vai ser oficializada no dia 28 de fevereiro, às 20h00 (menos uma hora em Lisboa) e o início do processo da escolha de um novo Papa está previsto para 15 de março.

Na missa que marcou o início da Quaresma 2013, D. Manuel Quintas apelou ainda aos crentes algarvios que “rezem para que, pela ação do Espírito Santo, os cardeais escolham aquele que, neste momento, a Igreja mais precisa” para continuar a ser “sinal de Cristo vivo e ressuscitado”.

FD/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top