Papa saudou grupo de peregrinos do Patriarcado e deixou apelos para o início da Quaresma
Bento XVI assinalou esta Quarta-feira o início do tempo da Quaresma, num encontro com peregrinos de todo o mundo no qual recordou a passagem de João Paulo II por Lisboa, em 1982.
“Hoje tem início o caminho da Quaresma que nos conduzirá à alegria da Páscoa do Senhor. Recebendo as cinzas sobre a cabeça, renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus, de nos deixarmos transformar pelo seu mistério pascal para vencer o mal e fazer o bem, para morrer para o nosso «homem velho» ligado ao pecado e fazer nascer o «homem novo» transformado pela graça de Deus”, disse o Papa, em português.
Tal como fizera no passado Domingo, Bento XVI quis saudar “com particular afecto o grupo de fiéis do Patriarcado de Lisboa, peregrinos com o seu bem-amado Pastor, Cardeal Dom José Policarpo, em romagem de fé e gratidão pelas sendas do Venerável Servo de Deus Papa João Paulo II, que vos conquistou para Cristo, no Parque Eduardo VII da vossa cidade, há vinte e oito anos”.
“Ver-vos hoje aqui, traz à mente aquele seu último pensamento para os jovens: «Andei à vossa procura. Agora viestes ter comigo. Eu vos agradeço». Queria-vos a todos com Cristo”, acrescentou.
O actual Papa deixou votos de que “este nosso encontro suscite em vós e em todos peregrinos presentes de língua portuguesa, com suas famílias e comunidades cristãs, uma renovada vitalidade espiritual na fiel e generosa adesão a Cristo e à Igreja. Olhai o futuro com esperança e não vos canseis de trabalhar na vinha do Senhor”.
Este grupo reúne aqueles que integraram uma peregrinação de jovens que, em 1983, foi até a Roma, ao encontro de João Paulo II, desta vez acompanhados pelas suas famílias e pelo Cardeal-Patriarca, que há 27 anos era o Bispo auxiliar de Lisboa a quem competia o acompanhamento da Pastoral Juvenil da diocese.
O encontro com João Paulo II, que ocorreu na residência de Castel Gandolfo, teve como objectivo agradecer a visita a Lisboa, realizada em 1982.