Bento XVI recebeu presidente de Israel e desejou «paz estável para a Terra Santa»

Bento XVI recebeu hoje, dia 2, o Presidente do Estado de Israel Shimon Peres, num encontro que também contou com a participação do Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone e do Secretario para as Relações com os Estados, o arcebispo Dominique Mamberti.

De acordo com uma nota da sala de imprensa do Vaticano, o encontro serviu para abordar a retoma das negociações entre israelitas e palestinianos, hoje em Washington, tendo o Papa expressado o seu desejo de que «ela ajude a conseguir um acordo condizente com as legitimas aspirações dos dois povos e que sirva para levar uma paz estável á Terra Santa e a toda a região».

Sobre esta questão, foi ainda reafirmada «a condenação de toda a forma de violência e a necessidade de garantir a todas as populações da área uma melhor condição de vida».

Bento XVI, Shimon Perez e os restantes responsáveis presentes dedicaram ainda algum tempo à questão do diálogo inter-religioso e lançaram um olhar ao contexto da sociedade de hoje.

As relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé, assim como as existentes entre as autoridades estatais e as comunidades católicas locais, foram temáticas abordadas.

A este nível, destacou-se a presença das comunidades católicas na Terra Santa e o contributo que oferecem ao bem comum da sociedade, também através das escolas católicas.

Por fim, adianta a mesma nota «os resultados alcançados, até agora, pela comissão bilateral de trabalho, empenhada desde há anos na elaboração de um Acordo relativo a questões de carácter económico, entre Israel e Vaticano, permitem concluir que os objectivos serão alcançados em breve».

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR