Bento XVI recebeu membros do Caminho Neocatecumenal, incluindo famílias portuguesas

Papa envia equipas missionárias para «ambientes muito secularizados» e pede comunhão com a hierarquia católica

Cidade do Vaticano, 17 Jan (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, além de padres, famílias e responsáveis daquele movimento católico em mais de 120 países, incluindo Portugal.

No discurso que proferiu durante a audiência realizada no Vaticano, o Papa realçou a “grande generosidade” das “mais de 200 novas famílias”, entre as quais quatro do patriarcado de Lisboa, que enviou em trabalho evangelizador para diversas partes do mundo, juntando-se às cerca de 600 que já realizam a mesma experiência.

As famílias portuguesas que partem em missão pertencem às paróquias de São Domingos de Benfica (para o Luxemburgo), Milharado (Austrália), Casal de Cambra (apoio ao Seminário Redemptoris Mater de Angola) e Caxias (Reino Unido).

Os quatro casais juntam-se às 11 famílias portuguesas de várias dioceses que, ao longo das últimas décadas, foram enviadas pelos papas João Paulo II e Bento XVI para o Luxemburgo, Marrocos, Estados Unidos da América, Brasil, Austrália e Reino Unido.

O actual Papa enviou ainda 13 novas ‘missões ad gentes’, “chamadas a dar testemunho da Igreja em ambientes muito secularizados de vários países, ou em lugares aos quais ainda não chegou a mensagem de Cristo”.

Bento XVI reconheceu que Caminho Neocatecumenal, fundado em 1964, tem contribuído “para reavivar e consolidar a iniciação cristã nas dioceses e paróquias, favorecendo uma gradual e total redescoberta das riquezas do Baptismo”.

A intervenção do Papa salientou que “o original contributo” deste movimento deve estar em “filial obediência à Santa Sé”, inserindo-se “na grande harmonia do Corpo eclesial”.

“Exorto-vos a procurarem sempre uma profunda comunhão com os Pastores e com todos os componentes da Igreja particular”, dado que “a comunhão fraterna” constitui “o primeiro e maior testemunho ao nome de Jesus Cristo”, disse Bento XVI.

O encontro contou com a presença dos 78 reitores dos seminários “Redemptoris Mater”, além de dois mil alunos daquelas instituições de preparação para o sacerdócio.

O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de formação cristã que nasceu em Espanha por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, aprovou um “Directório Catequético do Caminho Neocatecumenal”, que inclui o matéria utilizado pelas equipas de catequistas deste movimento e várias partes do Catecismo da Igreja Católica.

RM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top