Lisboa, 10 mai 2011 (Ecclesia) – Um ano depois da visita de Bento XVI a Portugal, o site oficial da viagem, na qual se disponibilizam fotogalerias e documentos, assinala este aniversário com a publicação de opiniões recolhidas pela Agência ECCLESIA.
Os bispos de Beja, Bragança-Miranda, Guarda e Viana do Castelo aludem à passagem do Papa e às marcas que a mesma deixou na Igreja Católica, empenhada num plano para “repensar a pastoral”.
Fernando Micael Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa e especialista em Ciências Sociais, destaca, por seu lado, “o testemunho público da Conferência Episcopal e de Bispos empenhados cada vez mais na cultura, analisando em público a atualidade portuguesa, tomando posições sobre problemas sociais e fazendo-o com variedade de perspetivas, organizando cursos de Doutrina Social da Igreja que se procuram adaptar à realidade diversa das populações, é cada vez mais frequente”.
De 11 a 14 de maio do ano passado, Bento XVI esteve em Lisboa, Fátima e Porto, celebrando três missas e pronunciando sete discursos, além das três homilias, uma saudação ao Santuário de Cristo Rei e duas mensagens aos jovens, entre outras.
A página oficial, www.bentoxviportugal.pt, disponibiliza, a partir de quarta-feira, uma síntese de vários momentos da viagem, em vídeo.
OC