Num tempo de «divisão e conflitos» Papa recorda figura histórica como exemplo de amor ao próximo
Bento XVI deixou um convite para se retomarem “relações de fraternidade e de reconciliação” num tempo marcado por conflitos e divisões.
Esta manhã na audiência geral das Quartas-feiras, o Papa centrou a catequese na figura de Pedro, o venerável, abade de Cluny, do Séc. XII, indicando um exemplo “tanto para os monges como para os cristãos do nosso tempo, marcados por um ritmo de via frenético, onde não raras vezes ocorrem episódios de intolerância e de falta de comunicação, de divisão e conflito”.
O seu testemunho, centrou o Papa, “convida-nos a saber unir o amor de Deus com o amor ao próximo e a não desistir de retomar relações de fraternidade e reconciliação”.
Bento XVI recordou as acções do santo abade que mostrava um “cuidado e preocupação com todos, inclusivamente os que estavam fora da Igreja, em particular para o hebreus e muçulmanos”.
O Papa destacou um exemplo de “sublime de sensibilidade que leva à caridade cristã” no meio da “intransigência dos homens da Idade Média”.
Aos peregrinos de língua portuguesa Bento XVI manifestou votos de que “a presença na cidade dos Apóstolos Pedro e Paulo fortaleça a vossa adesão a Jesus Cristo e o desejo de servi-lo através do amor ao próximo, do perdão e da busca pela paz. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo”.