Bento XVI pede para não «julgar e condenar»

Papa quer fiéis intransigentes com o pecado e indulgentes com as pessoas

Bento XVI pediu este Domingo aos fiéis que sejam “intransigentes” com o pecado, mas “indulgentes” com as pessoas.

Durante a recitação da oração do Angelus, na Praça de São Pedro, o Papa deixou um apelo a todos os presentes: “Aprendamos do Senhor Jesus a não julgar e a não condenar o próximo”.

A partir de um episódio evangélico, que conta a história de uma mulher apanhada em adultério, Bento XVI retomou as palavras de Jesus: “Aquele de vós que estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.

“Estas palavras estão cheias da força desarmante da verdade, que abate o muro da hipocrisia e abre as consciências a uma justiça maior, a do amor, em que consiste a realização plena de cada preceito”, apontou.

Segundo o Papa, “Deus deseja para nós somente o bem e a vida; ocupa-se da saúde da nossa alma através dos seus ministros, libertando-nos do mal com o Sacramento da Reconciliação, para que ninguém se perca, mas todos se possam converter”.

“Aprendamos a ser intransigentes com o pecado – a partir do nosso – e indulgentes com as pessoas”, disse.

Sem nunca referirem directamente os recentes casos de pedofilia no seio da Igreja Católica, as palavras de Bento XVI ganharam um significado especial por terem sido proferidas no dia seguinte à publicação da carta aos católicos da Irlanda.

A publicação da Carta sobre os abusos sexuais foi acompanhada por dois novos serviços do Vaticano na Internet. Trata-se de um novo site – www.resources.va – e seis canais Twitter em várias linguas, denominados http://twitter.com/news_va_pt (português) ou a sigla correspondente para outras línguas.

Depois da recitação do Angelus, o Papa recordou que no próximo Domingo, dia de Ramos, ocorre o 25.º aniversário do início das Jornadas Mundiais da Juventude, uma criação de João Paulo II. Por isso, na próxima Quinta-feira, dia 25, a partir das 19 horas, haverá na Praça de São Pedro “um encontro especial de festa” de Bento XVI com os jovens.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR