Bento XVI nomeou visitadores da Irlanda

Enviados do Papa vão averiguar dioceses, seminários e congregações religiosas, no seguimento dos abusos sexuais de menores

O Vaticano divulgou esta Segunda-feira um comunicado sobre a visita apostólica a algumas dioceses, seminários e congregações religiosas na Irlanda, que vai ocorrer no Outono deste ano.

A iniciativa, que se enquadra nas indicações da carta que Bento XVI escreveu a 19 de Março aos católicos daquele país, pretende “oferecer assistência aos bispos, clero, religiosos e fiéis leigos que procuram responder adequadamente à situação causada pelos trágicos casos de abuso cometidos por padres e religiosos sobre menores”.

A visita pretende também “contribuir para a renovação espiritual e moral” que, refere o comunicado, já está em curso na Igreja da Irlanda.

Os visitadores apostólicos têm como objectivo explorar “mais profundamente” as questões relacionadas com os casos de pedofilia e a assistência prestada às vítimas, além de monitorizarem a eficácia dos actuais procedimentos para a prevenção de abusos, procurando acrescentar-lhes melhorias.

As delegações começam por visitar as quatro arquidioceses da Irlanda (Armagh, Dublin, Cashel e Emly, e Tuam), prosseguindo seguidamente para outras circunscrições eclesiásticas.

Os visitadores nomeados por Bento XVI são: para Armagh, o Cardeal Cormac Murphy-O’Connor, arcebispo emérito de Westminster (Inglaterra); para Dublin, o Cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA); para Cashel e Emly, D. Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto (Canadá); e para Tuam, D. Terrence Thomas Prendergast, arcebispo de Ottawa (Canadá).

A coordenação da visita aos seminários irlandeses, incluindo o Colégio Pontifício Irlandês de Roma, foi confiada à Congregação para a Educação Católica, um dos dicastérios do Vaticano.

O visitador apostólico destas entidades, D. Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque vai prestar atenção a “todos os aspectos da formação dos padres”.

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, outro dos departamentos centrais da Santa Sé, vai organizar a visita às congregações religiosas em duas fases.

A primeira consiste no envio de um inquérito aos superiores dos institutos religiosos presentes na Irlanda, com a intenção de estabelecer um retrato preciso da realidade e estabelecer um plano para a observância das normas da Igreja.

Num segundo momento, os visitadores – dois religiosos para as congregações masculinas e duas religiosas para as femininas – vão avaliar os resultados do inquérito e avançar com medidas que contribuam para o “renascimento espiritual da vida religiosa” no país.

A nota de imprensa da Santa Sé termina com uma referência ao convite que Bento XVI dirige a “todos os membros da comunidade católica irlandesa” para apoiarem esta “iniciativa fraterna com as suas orações”.

O Papa “invoca as bênçãos de Deus” para que a visita seja uma oportunidade de renovação do “fervor na vida cristã” e para que “possa aprofundar a fé e fortalecer (…) a esperança em Cristo”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top