O prelado junta o novo cargo aos de secretário da Congregação para os Bispos e do Colégio dos Cardeais
Bento XVI nomeou o arcebispo D. Manuel Monteiro de Castro consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, segundo informou ontem a Sala de Imprensa da Santa Sé.
D. Manuel Monteiro assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos em 3 de Julho de 2009. Em Outubro foi designado pelo Papa como secretário do Colégio dos Cardeais.
Nascido em Guimarães no ano de 1938, é licenciado em Direito Canónico. Entrou para o serviço diplomático do Vaticano em 1967.
D. Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que o fez passar pelo Panamá, Guatemala, Vietname, Austrália, México, Bélgica, Trinidad e Tobago, África do Sul e Espanha, onde permaneceu entre 2000 e 2009. Foi também observador permanente do Vaticano na Organização Mundial do Turismo.
Outras nomeações de Bento XVI
O grupo de consultores da Congregação para a Doutrina da Fé passará igualmente a contar com D. Jean-Louis Bruguès, nascido em 1943, na França.
Após estudar Economia e Direito, entrou na Ordem dos Pregadores, em 1968. João Paulo II nomeou-o bispo de Angers em 2000 e Bento XVI chamou-o há pouco mais de dois anos para colaborar com a Santa Sé.
Os consultores da Congregação para a Doutrina da Fé participam nas reuniões semanais deste Dicastério, que tem como objectivo promover e tutelar a doutrina da fé e a moral no mundo católico.
Bento XVI também nomeou o professor de Teologia da universidade americana de Notre Dame, Bend John C. Cavadini, membro da Comissão Teológica Internacional.
Cavadini é especialista em Patrística e Teologia do começo da Idade Média. Também estudou com especial interesse a teologia de Santo Agostinho e a história da exegese bíblica do Oriente e do Ocidente.
Com Zenit