Bento XVI louva resistência britânica durante a II Guerra Mundial

Papa lembra «horror e vergonha» do regime nazi

Bento XVI louvou este Domingo o esforço dos britânicos que resistiram “corajosamente” ao regime nazi durante a II Guerra Mundial (1939-1945), assinalando o 70.º aniversário da Batalha de Bretanha, que se celebra precisamente a 19 de Setembro.

“Para mim, como alguém que vieu e sofreu nos dias sombrios do regime nazi, na Alemanha, é muito comovente estar aqui convosco nesta ocasião, lembrando muitos dos vossos concidadãos que sacrificaram a sua vida, resistindo corajosamente às forças dessa ideologia do mal”, disse o Papa.

Numa celebração em Birmingham, perante mais de 50 mil pessoas, Bento XVI recordou os sofrimentos da cidade vizinha de Convetry, duramente bombardeada em Novembro de 1940.

“Setenta anos depois, recordámos com vergonha e horror o terrível balanço de morte e destruição que a guerra trouxe”, referiu na homilia da Missa a que presidiu no Cofton Park.

Em conclusão, o Papa deixou votos de “paz e reconciliação” para todos os locais ameaçados por conflitos.

A viagem papal ao Reino Unido, primeira da história com o estatuto e visita de Estado, decorre entre 16 e 19 de Setembro, com passagens pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR