Bento XVI lança apelo à evangelização da cultura

A evangelização da cultura tem “especial importância no nosso tempo, quando a ‘ditadura do relativismo’ ameaça obscurecer a verdade imutável sobre a natureza humana”, afirmou hoje Bento XVI em Glasgow.

“Há alguns que agora procuram excluir a crença religiosa do discurso público, privatizá-la ou descrevê-la como uma ameaça à igualdade e liberdade”, denunciou o Papa na homilia da primeira missa a que presidiu durante a viagem ao Reino Unido, que começou esta Quinta-feira e termina no Domingo.

Na eucaristia ao ar livre realizada diante de cerca de 70 mil pessoas, segundo estimativas da BBC, Bento XVI afirmou que a religião “é uma garantia de autêntica liberdade e respeito” que conduz a “olhar para cada pessoa como um irmão ou irmã”.

O Papa pediu aos leigos que testemunhem publicamente as suas convicções religiosas e as traduzam em acções, de forma a deterem as filosofias que colocam em causa o “destino” da humanidade e o seu “bem último”.

“Apelo em particular a vós, fiéis leigos, de acordo com a vossa vocação e missão baptismal, a serdes não só exemplos de fé no espaço público, mas também a introduzir e a promover no debate público o argumento de uma sabedoria e de uma visão de fé”, disse.

No entender do Papa, a “sociedade precisa hoje de vozes claras que proponham o nosso direito a viver, não numa selva de liberdades auto-destrutivas e arbitrárias, mas numa sociedade que trabalha para o verdadeiro bem público dos seus cidadãos, e que, face às suas fragilidades e fraquezas, oferece-lhes orientação e protecção”.

Bento XVI dirigiu-se também aos jovens e lançou-lhes o desafio de resistirem às propostas que enganadoramente oferecem satisfação pessoal.

“Há muitas tentações colocadas diante de vós diariamente, drogas, dinheiro, sexo, pornografia, álcool, que o mundo diz trazerem-vos felicidade, quando no entanto são destrutivas e criadoras de divisão”, declarou o Papa.

“Só há uma coisa que dura, o amor de Jesus Cristo por cada um de vós, pessoalmente. Procurai-o, conhecei-o e amai-o, e ele vos libertará da escravidão de uma existência cativante, mas superficial, frequentemente proposta pela sociedade actual”, acrescentou.

Bento XVI visita o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro, passando pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Foto: Bento XVI em Glasgow, no espaço onde presidiu à missa (16/9/2010)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR