Papa benze primeira pedra de uma unidade de cuidados continuados das Misericórdias
Bento XVI está na Igreja da Santíssima Trindade para um encontro com agentes da pastoral social (mulheres e homens que desenvolvem acções para responder às necessidades dos outros ou sse dirigir a mulheres e homens que trabalham na pastoral social da Igreja católica.
O Papa irá benzer a primeira pedra de unidade de cuidados continuados da União das Misericórdias Portuguesas, que se irá chamar “Bento XVI”
O encontro começa com uma saudação do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo, a que se segue a celebração da Palavra e um discurso de Bento XVI.
As preces serão feitas por Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome. Após o discurso aos agentes da Pastoral Social, o Papa faz a bênção da primeira pedra da «Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI» que a União das Misericórdias Portuguesas irá construir em Fátima.
Antes de saída da Igreja da Santíssima Trindade, Bento XVI cumprimentará 15 figuras ligadas às organizações da Pastoral Social.
Nessa comitiva estará incluída, entre outros, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca, o Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Pe. Lino Maia, e o Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.
O encontro é animado pelo Grupo Figo Maduro, constituído por mãe e quatro filhos e que já tinha cantado para João Paulo II em 2000, no dia 12 de Maio, quando o Papa de então chegou ao aeroporto militar de Figo Maduro, que acabou por dar o nome ao grupo.
No final regressa de “Papamóvel” à Casa de Nossa Senhora do Carmo.