Reitor do Santuário diz que pontificado deixou «bem vincada» a importância do local
Fátima, Santarém, 28 fev 2013 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que Bento XVI deixou “bem vincada” durante o seu pontificado a importância da mensagem deixada por Nossa Senhora na Cova da Iria.
Na celebração de ação de graças que decorreu esta manhã, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o padre Carlos Cabecinhas agradeceu também o magistério pontifício de Bento XVI e o “carinho especial” que dedicou ao santuário e a “especial atenção que deu à mensagem de Fátima”.
O Papa alemão visitou o Santuário nos dias 12 e 13 de maio de 2010 e passou por esta Basílica, onde rezou junto dos túmulos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
O gesto “surpreendente de renúncia” foi, segundo o sacerdote, “um gesto animado pelo seu inquestionável amor à Igreja”.
Por esse amor, aceitou “assumir o peso e a responsabilidade inerentes à missão como Papa” e “decidiu resignar por sentir não ter já forças para continuar a exercer essa missão”, disse o celebrante.
Este momento, na vida da Igreja, é “momento de gratidão e confiança: gratidão pelo grande dom que Bento XVI é para a Igreja e para o nosso mundo; e confiança na promessa de Jesus Cristo, segundo a qual as forças do mal não prevalecerão, e confiança no Espírito de Deus que continuamente conduz a Igreja”, acrescentou o reitor.
Joseph Ratzinger, que a 11 de fevereiro anunciou a sua intenção de abdicar do “ministério petrino” devido à idade avançada, conclui hoje o pontificado iniciado em abril de 2005.
Na última sexta-feira, em que a Igreja Católica celebrou a festa da Cadeira de São Pedro, o Santuário homenageou Bento XVI “de forma singela, através de um filme de dois minutos” sobre “os principais momentos da presença” de Joseph Ratzinger” em Fátima.
O vídeo, intitulado “Obrigado Santo Padre”, foi disponibilizado a todos os fiéis através das páginas do Santuário na internet e na rede social Facebook.
A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII em 1415.
LFS/JCP
[[v,d,,]]