Bento XVI elogia nadadores

Prática desportiva pode ser uma lição para as novas gerações, disse o Papa

Bento XVI recebeu na manhã deste Sábado uma representação de atletas participantes nos Mundiais de Natação, que ontem terminaram em Roma. “Sede campeões no desporto e na vida, porque como atletas sois modelos para os vossos contemporâneos, e o vosso exemplo pode ser para eles determinante na construção positiva do seu futuro”, disse.

O Papa considerou que nas competições desportivas os atletas oferecem ao mundo “um espectáculo exemplar de disciplina e de humanidade, de beleza artística e de vontade tenaz”.

Cerca de mil pessoas, entre atletas e delegações envolvidas na competição, foram a Castel Gandolfo (30 km a sul de Roma), para se encontrar com o Papa. Ao saudar especialmente os competidores, Bento XVI afirmou que eles demonstram as metas a que “a vitalidade da juventude pode conduzir quando não se rejeita o cansaço de duros treinos e se aceitam de bom grado vários sacrifícios e privações”.

Segundo o Papa, “tudo isso constitui também para outros jovens uma importante lição de vida”.

Bento XVI dirigiu-se em diferentes idiomas aos atletas. Em língua portuguesa, agradeceu “a lição de vida que ofereceis ao mundo, feita de disciplina e humanidade, de beleza artística e vontade forte para vencer e sobretudo para se vencer a si mesmo”.

“Invoco a ajuda de Deus sobre vós e vossas famílias, ao conceder-vos a Bênção Apostólica”, disse ainda o Papa, em português.

A italiana Federica Pellegrini e o alemão Paul Biedermann, ambos bicampeões mundiais, ficaram na primeira fila e puderam cumprimentar o Papa, a quem ofereceram presentes.

Vídeo: SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top