Na sua intenção missionária para o mês de Setembro, que começa já amanhã, Bento XVI pediu aos fiéis para rezarem para que o anúncio da Palavra de Deus “renove o coração das pessoas, e as encoraje a serem protagonistas de um autêntico progresso social”.
Segundo a Rádio Vaticano, o Papa alerta ainda para a necessidade de todos abrirem o seu coração para o amor, “num mundo cheio de conflitos e guerras, construído por uma humanidade levada pelo egoísmo e pela falta de respeito pelos direitos e necessidades do próximo”.
O caminho está na abertura de toda humanidade ao amor de Deus, já que só assim, sublinha Bento XVI, “poderemos descobrir os outros como irmãos e não como inimigos e adversários”.
O responsável máximo da Igreja católica termina a sua intenção missionária para o mês de Setembro “confiando à intercessão de Maria a oração diária pela paz, sobretudo onde ainda persiste a lógica absurda da violência”.
A construção de uma “civilização do amor”, defende o Papa, só começará verdadeiramente quando “as pessoas se convencerem que têm de se ajudar uns aos outros, como irmãos”.