Papa regressa ao Vale de Aosta para duas semanas de repouso, nos Alpes
Bento XVI chegou esta Segunda-feira à localidade de Les Combes de Introd, nos Alpes italianos, para um período de férias que decorrerá de 13 a 29 de Julho. O Papa partiu de Roma para o aeroporto Caselle, Turim, desde o qual seguiu para o Vale de Aosta, em helicóptero.
Ao chegar ao local, o Papa voltou a falar da cimeira do G8, realizada na semana passada em L'Aquila, considerando os seus resultados como positivos. "Parece-me que a Cimeira do G8 ocorreu muito bem", disse.
Em Les Combes de Introd, Bento XVI foi recebido por autoridades políticas e religiosas da região. Um grupo de crianças deu as boas-vindas ao Papa, dizendo "boas férias" em italiano, francês e no dialecto local.
Ressaltando a beleza do local, o Papa afirmou que o seu período de férias será dedicado "sobretudo ao repouso", mas com alguns momentos de trabalho.
Este é um espaço conhecido de Bento XVI, que passou as férias de 2005 e 2006 no chalet de pedra e madeira que é propriedade dos Salesianos, um local que acolheu por várias vezes João Paulo II, a 1200 metros de altitude.
Cerca de 300 pessoas estão encarregadas da protecção do papa, durante estes dias.
Neste local, Bento XVI preenche os seus dias com momentos de oração, leitura e música. Em anos anteriores, o Centro Televisivo do Vaticano mostrou imagens inéditas do Papa ao piano ou a caminhar pelos jardins que rodeiam o chalé que o aloja.
Neste período, o Papa presidirá à oração mariana do Angelus: a 19 de Julho será na praça em frente à igreja paroquial de Romano Canavese, na diocese de Ivrea; a 26 de Julho, na residência de Les Combes.
A partir de 29 de Julho, Bento XVI irá alojar-se na residência pontifícia de Verão em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
Durante o Verão ficarão suspensas todas as audiências privadas e especiais. A partir de 5 de Agosto, serão retomadas as audiências gerais das Quartas-feiras.