Bento XVI cumpre programa estabelecido

Bento XVI lembrou este Domingo, na Itália, as famílias que passam por "uma situação de dificuldade económica" por causa da falta de emprego.

O Papa falava na região de Romano Canavese, Diocese de Ivrea, onde se deslocou de helicóptero, como previsto, apesar da queda da passada Sexta-feira, na qual fracturou o punho direito. Esta será uma das raras aparições públicas de Bento XVI durante o período de férias na estância de Les Combes, nos Alpes italianos, iniciado no passado dia 13 de Julho.

A preocupação com as famílias atingidas pela crise, disse Bento XVI, tem sido uma constante nas suas intervenções, com especial destaque para "a recente Encíclica Caritas in veritate". O Papa convidou os presentes a não desencorajaram, porque "a Providencia ajuda sempre quem realiza o bem e se empenha a favor da justiça. Ajuda todos aqueles que não pensam apenas em si mesmos, mas também em quem se encontra em piores condições".

Na terra natal do seu Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, Bento XVI lembrou os que imigraram em busca de melhores condições e destacou que "os valores fundamentais da família e do respeito pela vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar o cansaço e o sacrifício, os laços fortes com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, foram ao longo dos séculos a vossa verdadeira força".

"Serão estes mesmos valores – salientou – que irão permitir às gerações de hoje construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, onde todos os âmbitos, as instituições e a economia sejam atravessados pelo espírito evangélico".

Bento XVI dirigiu-se depois aos jovens, questionando "que tipo de cultura lhes é proposta, quais os exemplos e modelos que lhes são propostos", desafiando a "avaliar se são idóneos para os encorajar a seguir pelos caminhos do Evangelho e da autêntica liberdade".

"A juventude está cheia de recursos, mas deve ser ajudada a vencer a tentação de caminhos fáceis e ilusórios para encontrar o caminho da Vida verdadeira e plena", prosseguiu.

A concluir, Bento XVI encorajou a comunidade de Romano Canavese a empenhar-se cada vez mais no campo da educação e acompanhamento vocacional. 

Agradecimento

Antes da oração do Angelus, Bento XVI falou da sua queda e deixou palavras de agradecimento aos que, em todo o mundo, mostraram a sua preocupação: "Gostaria de agradecer de todo o meu coração a todos – e são tantos – que neste momento mostraram a sua proximidade, simpatia e afecto por mim, que rezaram por mim e que, assim, reforçaram a rede de oração, que nos uniu em toda a parte do mundo", prosseguiu.

"Como podeis ver, por causa do meu infortúnio, estou um pouco limitado na minha agilidade. Mas, a presença do coração é plena e estou convosco com grande alegria", começou por dizer.

O Papa manifestou um apreço especial para com os clínicos que o trataram após: "Gostaria de agradecer, acima de tudo, aos médicos de Aosta, que me trataram com tanta diligência, competência e amizade. Como podeis ver, esperamos pelo sucesso no final".

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR