Bento XVI apela a vida sóbria

«Só a sobriedade de vida permite ultrapassar a pobreza no mundo» Só a sobriedade de vida permite ultrapassar a pobreza no mundo, indicou Bento XVI na catequese desta Quarta-feira. “A liberdade das coisas materiais, a sobriedade e simplicidade” foram ensinamentos deixados por São Teodoro, que o Papa actualizou na audiência esta manhã na Praça de São Pedro, perante 14 mil fiéis.

“Valores essenciais nos dias de hoje, que indicam uma estrada para todos nós”, sublinhou o Papa, acrescentando que o homem não deve “depender da felicidade material”, mas aprender “com a renúncia, a sobriedade e a austeridade. Só assim pode crescer uma sociedade solidária e se pode superar o problema da pobreza no mundo”.

São Teodoro foi a figura central na catequese desta manhã, um dos grandes “reformadores da vida monástica e defensor das imagens sacras”, apontou Bento XVI, citando os traços da espiritualidade deste santo da Igreja.

“Amor pelo Senhor incarnado, através da visibilidade na liturgia e nos ícones, fidelidade ao baptismo, viver o espírito da pobreza, da sobriedade, da renúncia, da castidade e do domínio pessoal”. O Papa indicou ainda a humildade e a obediência contra o “primado da vontade própria que destrói a harmonia social”.

Bento XVI considerou ainda que o mundo do trabalho precisa ser humanizado e assim, “o homem no trabalho aproxima-se de Deus”.

“Perante variadas correntes que incidem na unidade da fé e empurram para um perigoso individualismo espiritual é preciso um empenho na defesa e no fomento da unidade do corpo de Cristo, contribuindo para consolidar na harmonia a paz e a sinceridade das relações”.

No final da audiência o Papa saudou em português os peregrinos da diocese de Lisboa e de Paderne.

Após a audiência geral, Bento XVI vai encontrar-se com uma criança portuguesa, doente do foro oncológico que, através da Associação «Terra dos Sonhos», vê o sonho de se encontrar com o Papa concretizado.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top