Bento XVI apela à verdadeira fraternidade

Homilia na noite de Natal deixou uma oração pela «paz sem fim»

Bento XVI apelou nesta noite de Natal a uma “verdadeira fraternidade”, durante a homilia da Missa do Galo a que presidiu no Vaticano, na qual rezou pela “paz sem fim”.

Perante milhares de fiéis reunidos na Basílica de São Pedro, o Papa falou de Jesus como “o primeiro duma série de irmãos, isto é, o primeiro que inaugura para nós a vida em comunhão com Deus”.

Este nascimento, precisou, “cria a verdadeira fraternidade: não a fraternidade, deturpada pelo pecado, de Caim e Abel, de Rómulo e Remo, mas a fraternidade nova na qual somos a própria família de Deus”.

“Supliquemos-Lhe: Senhor Jesus, Vós que quisestes nascer como o primeiro de muitos irmãos, dai-nos a verdadeira fraternidade. Ajudai-nos a tornarmo-nos semelhantes a Vós. Ajudai-nos a reconhecer no outro que tem necessidade de mim, naqueles que sofrem ou estão abandonados, em todos os homens, o vosso rosto”, precisou.

O Papa deixou ainda uma “prece” pela paz e pelo fim da guerra: “Senhor, realizai totalmente a vossa promessa. Quebrai o bastão dos opressores. Queimai o calçado ruidoso. Fazei com que o tempo das vestes manchadas de sangue acabe. Realizai a promessa de «uma paz sem fim»”.

Nós Vos agradecemos pela vossa bondade, mas pedimos-Vos também: mostrai a vossa força. Instituí no mundo o domínio da vossa verdade, do vosso amor – o «reino da justiça, do amor e da paz»escentou.”, acr

Bento XVI referiu, por outro lado, que “graça e liberdade” estão entrelaçadas.

“Deus precedeu-nos com o dom do seu Filho. E, sempre de novo e de forma inesperada, Deus nos precede. Não cessa de nos procurar, de nos levantar todas as vezes que o necessitamos. Não abandona a ovelha extraviada no deserto, onde se perdeu. Deus não se deixa confundir pelo nosso pecado. Sempre de novo recomeça connosco”, sublinhou.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top