Formação que vai decorrer em Fátima tem as inscrições abertas
Santarém, 27 de jan 2014 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima inicia hoje um curso livre sobre a arte Rococó.
O curso livre sobre “Arte Rococó, Festa e Intimidade” está organizado em cinco sessões e vai decorrer às terças-feiras, das 19h00 às 20h30 nas instalações do Museu de Arte Sacra e Etnologia em Fátima, esclarece a página da internet do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
“O Rococó espelha uma nova forma de relacionamento entre os membros das elites sociais, mais intimista e afastada da teatralidade áulica que pautou o Barroco, fruto dessa nova forma de estar, a linguagem artística tornou-se, de uma forma geral, menos pesada, mais graciosa e delicada e os espaços arquitetónicos, particularmente os privados, revelaram uma preferência por cenários mais intimistas”, explica a nota que apresenta o curso.
Segundo a notícia publicada no portal do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja “em Portugal, pese embora a sua vigência tenha tido uma curta duração, existem bons exemplos da produção artística do Rococó, mormente na talha e na azulejaria”.
Este curso livre vai ter como formadora a historiadora Sónia Vazão, que atualmente integra a equipa do Museu do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Este curso, que começa a 28 de janeiro e termina a 25 de fevereiro de 2014, encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional, estando limitado a 30 vagas.
MD