Bens Culturais: Ação de formação sobre talha, retabulística e azulejaria

Promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

Fátima, Santarém, 06 jun 2016 (Ecclesia) – A ação de formação «Inventário de Bens Culturais da Igreja: análise, identificação e classificação» decorre hoje, em Fátima, e vai abordar as áreas da talha, retabulística e azulejaria.

Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a próxima ação, a realizar na «Domus Carmeli» tem como formadores Maria de Fátima Eusébio e Rosário Salema de Carvalho.

Tendo em vista proporcionar às instituições da Igreja uma “dinâmica global de atuação, na área do Inventário”, encontra-se em curso a implementação do Projecto Thesaurus, iniciativa integrada “no âmbito da parceria estabelecida com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sistemas de Futuro Lda., contempla, entre as suas valências, uma componente formativa especializada”, lê-se no site do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

Uma “etapa fulcral na concretização do projeto” é o encontro periódico de responsáveis diocesanos, inventariantes e especialistas.

A atividade está estruturada em 21 módulos, distribuídos por nove sessões, num total de 36 horas letivas.

Incidindo nas “áreas específicas do inventário de Bens Culturais da Igreja, nos domínios do património móvel e integrado”, os diversos módulos, orientados para o sistema de gestão implementado, s”ão suportados por outros de carácter prático, vocacionados para o reconhecimento de técnicas, identificação de materiais e adoção de terminologia precisa”, realça o site.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top