Lisboa, 02 jul 2011 (Ecclesia) – Uma exposição sobre «S. Bento, pai da Europa» com obras da autoria do padre Paulino Castro é inaugurada hoje, na Casa da Galeria, Santo Tirso (diocese do Porto).
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA sublinha-se que esta exposição será “uma forma de retratar, não apenas o facto histórico da presença beneditina” pelas paragens nortenhas, ao longo de séculos, mas, e sobretudo, “assinalar os imperecíveis valores da sociedade, que S. Bento sabiamente procurou viver, e deixou em testamento aos seus filhos espirituais – os monges”.
Na sessão inaugural haverá uma conferência sobre S. Bento, proferida pelo padre Lino Correia Marques, OSB.
Notas biográficas do autor da exposição
Natural de Lamego, entrou ainda jovem na Escola Claustral do Mosteiro de Singeverga, onde fez o curso escolar básico, completado com os estudos de filosofia e teologia. Tornou-se monge professo beneditino, recebendo também a ordem sacerdotal a 3 de agosto de 1958.
Vocacionado para o ensino, licenciou-se em artes plásticas pela ESASM, em 1979, e fez especialização em Conservação e Teoria do Restauro, inseridas no curso de Museologia (Corso Combinatto) na U.I.A. (Universidade Internacional de Artes) de Florença.
Dirigiu dois cursos de Conservação e Restauro, a funcionar no Mosteiro de Singeverga, fundando, de seguida, o atelier «Claustrum», ao serviço da conservação do património artístico nacional.
Em 1980, para celebrar o 15º centenário de S. Bento, organizou uma exposição em Singeverga, criando, para o efeito, 24 painéis com várias cenas da vida do Santo Patriarca dos Monges, como S. Gregório Magno as descreve, no livro – “Vida e Milagres do Venerável Bento”.
São esses trabalhos, agora restaurados por ele próprio, que se encontram expostos na Casa da Galeria, de Santo Tirso, para a celebração de mais um aniversário de S. Bento, Patrono da cidade.
A exposição estará patente ao público até 23 de julho.
LFS