Bênção das Pastas: Bispo de Viana do Castelo destaca preparação académica dos finalistas para melhor servir «mais marginalizados, excluídos, pobres e abandonados»

D. João Lavrador presidiu à celebração, no Santuário de Nossa Senhora da Agonia, perante centenas de estudantes

Foto: Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 19 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo destacou este domingo a importância da missão confiada aos estudantes que acabam agora os cursos, na celebração eucarística da Bênção das Pastas, no Santuário de Nossa Senhora da Agonia, na diocese.

“Toda a vossa preparação académica foi uma capacitação para melhor servir os irmãos, dando preferência aos mais marginalizados, excluídos, pobres e abandonados”, afirmou D. João Lavrador, na homilia, informa numa nota do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo.

Centenas de estudantes, acompanhados por familiares, amigos, professores e diretores de diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participaram na Eucaristia, que pela primeira vez foi presidida por D. João Lavrador.

“Somos interpelados por uma sociedade onde reina a violência, a guerra, na qual tantos gemidos se dirigem aos nossos ouvidos para que os escutemos na esperança de obter da nossa parte uma resposta às suas necessidades”, referiu.

O bispo de Viana do Castelo assinalou que “são muitos os desafios” que são lançados aos jovens “no plano social, económico, laboral, na preservação de uma ecologia digna do ser humano, na proteção dos mais frágeis e na promoção de uma cultura de paz alicerçada na justiça e na fraternidade”.

“Contudo, ressoa a mesma voz dos últimos Papas que, a exemplo de Jesus Cristo, nos alertam dizendo: não tenhais medo”, lembrou.

D. João Lavrador pediu ainda aos finalistas que sejam peregrinos e semeadores de esperança.

Foto: Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo

No final, o bispo diocesano manifestou alegria por ter presidido à celebração, salientando que presença da Igreja junto da comunidade académica do IPVC era uma prioridade pastoral para a diocese.

A celebração incluiu a oração de Bênção das Pastas e o juramento de Nightingale, momento de promessa profissional do enfermeiro, feito pelos finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde.

Segundo a nota enviada à Agência ECCLESIA, na Eucaristia estiveram presentes a vice-presidente do IPVC e o presidente da Federação Académica, que deram “palavras de ânimo” aos estudantes finalistas.

Organizada pela Federação Académica do IPVC e pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, a celebração da Bênção das Pastas marcou o início da Semana Académica, que decorre até ao próximo sábado em Viana do Castelo.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top