Bênção das Fogaças em Palmela

Palmela revive a tradicional Bênção das Fogaças no dia 15 de Janeiro, às 18 horas, numa cerimónia a decorrer na Igreja Matriz de São Pedro. A iniciativa é da Confraria Gastronómica de Palmela e da Igreja Paroquial, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e tem como principais objectivos reviver a tradição e promover a Fogaça de Palmela.

O ritual está ligado ao Dia de Santo Amaro (14 de Janeiro), data em que a população de Palmela fazia fogaças com a intenção de as oferecer ao Santo. “O recorte das fogaças variava consoante a promessa – a cura de uma doença, bênçãos para os animais domésticos e gado ou desejos de colheita abundante” – sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Como poucas famílias tinham forno em casa e as fogaças eram cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias, no dia seguinte, as fogaças eram transportadas em cestos de verga com panos bordados até à Igreja de São Pedro. “A festa contava, também, com o leilão de parte das fogaças – o produto da venda revertia para a Igreja – e as restantes eram divididas pelos presentes, que as levavam para casa onde eram comidas por todos, incluindo os animais domésticos” – realça.

Partilhar: