Cardeal Reinhard Marx manifesta tristeza e choque após explosões em Bruxelas
Bruxelas, 22 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da COMECE, comissão dos episcopados católicos da União Europeia, condenou os atentados que atingiram hoje a capital da Bélgica, manifestando solidariedade às vítimas e seus familiares.
“Estou triste e em choque por causa dos atentados que tiveram lugar no aeroporto internacional e no metro de Bruxelas”, revela o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O responsável deixa uma palavra especial às vítimas da violência, assegurando as orações dos católicos nesta Semana Santa.
“Os meus pensamentos e sentimentos nestas horas sombrias vão para os mortos, os feridos e os seus próximos”, acrescenta o cardeal alemão.
D. Reinhard Marx mostra-se particularmente “tocado” pelo facto de se deslocar regularmente a Bruxelas, por causa dos seus compromissos europeus.
“Nesta situação difícil, uno-me em pensamento aos colaboradores da COMECE, que está sediada em Bruxelas”, refere.
Pelo menos 26 pessoas morreram e 136 ficaram feridas nas explosões desta manhã no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, segundo um balanço provisório.
As autoridades registaram duas explosões, uma das quais “provavelmente provocada por um atacante suicida”, segundo o procurador belga.
Os atentados foram condenados também pelo presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), cardeal Peter Erdo, para quem a capital belga foi alvo de um "ato desumano".
"Asseguro as minhas orações às vítimas e exprimo a minha solidariedade às suas famílias. Nestes tempos conturbados, convido a não nos deixarmos vencer pelo medo e a reza pela paz na Europa, no Médio Oriente e em todo o mundo", assinala.
OC