Bélgica: Bispos e religiosos «moralmente responsáveis» pelos casos de pedofilia

Bruxelas, Bélgica, 30 mai 2011 (Ecclesia) – Bispos e superiores religiosos da Igreja Católica belga declararam-se esta segunda-feira “moralmente responsáveis” pelo escândalo de pedofilia que envolveu a hierarquia eclesial do país.

“Reconhecemos completamente que estes factos são ainda mais penosos porque os seus autores são membros da Igreja, que deveriam ter sido exemplares, correspondendo assim à confiança neles depositada” realça a Conferência Episcopal da Bélgica, num comunicado enviado hoje à Agência Ecclesia.

Esta posição surge na sequência do trabalho desenvolvido por uma comissão parlamentar criada no final de 2010, liderada por Karine Lalieux, que se dedicou à investigação de centenas de casos de abusos sexuais a menores, cometidos por sacerdotes na Bélgica.

Mais tarde, em março deste ano, aquele orgão apresentou à Igreja Católica local uma recomendação, no sentido de reunir uma “comissão de acompanhamento” para deliberar sobre as indemnizações a atribuir ás vítimas.

O episcopado belga garante agora que irá “cooperar com os especialistas da comissão de acompanhamento, na organização de uma forma multidisciplinar de procedimento de arbitragem, para analisar factos sobre os quais a justiça civil não consiga deliberar”.

Está ainda determinado a “restabelecer a dignidade das vítimas e a oferecer indemnizações financeiras, segundo as suas necessidades”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top