Beja: Vocações sacerdotais são «prioridade» na diocese

D. Fernando Paiva quer «relançar Obra das Vocações Sacerdotais» para que «aumento» se torne «realidade viva e visível» no território

Beja, 03 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Beja afirmou que as “vocações sacerdotais são prioridade” no ano pastoral da diocese e adiantou que na celebração do 100.º aniversário do Seminário Menor, em Serpa, será relançada a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).

“Por ocasião do 100.º aniversário da abertura do Seminário Menor, em Serpa, a decorrer no próximo dia 21 de novembro, temos a intenção de relançar, durante este ano pastoral, a Obra das Vocações Sacerdotais. Queremos que, de forma estável e organizada, a oração pela santificação e aumento das vocações sacerdotais se torne uma realidade viva e visível em toda a nossa Diocese”, afirmou D. Fernando Paiva, num vídeo enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“As vocações sacerdotais são uma prioridade deste nosso ano pastoral”, acrescentou.

O bispo de Beja recordou que a diocese tem três seminaristas em diferentes etapas de formação – “o João, no Seminário de Faro (Ano Propedêutico), o Daniel, no Seminário de Évora (ciclo de estudos filosóficos e teológicos), e o Pedro, no Seminário dos Olivais (Ano Pastoral)” – e pediu os três possam ser acompanhados “pela oração”.

“A vocação é um mistério de graça e o terreno da graça é cultivado pela oração. Peço a todos que rezem pelas vocações sacerdotais, pelos nossos três seminaristas, que se encontram em diversas etapas do seu percurso. Peço também a oração pelos jovens em discernimento vocacional, acompanhados pelo nosso Seminário e por todos aqueles que o Senhor continua a chamar”, traduziu.

Este propósito requer a “colaboração” de todos e o responsável indica a presente semana, em que a Igreja assinala a Semana dos Seminários, como um tempo “especial” para uma “união na oração”.

“Obedecendo à palavra do próprio Jesus, fazemos nossa esta intenção que Ele nos propõe: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe’ (Mt 9,37-38)”, referiu.

A Semana de Oração pelos Seminários decorre entre 2 e 9 de novembro, e tem com tema ‘Precisamos de ti’.

Para além da oração, D. Fernando Paiva assinala a necessidade de “material para a formação e acompanhamento” dos jovens, pedindo a colaboração nas missas do dia 8 e 9.

“Cada contributo, grande ou pequeno, será expressão concreta da generosidade de quem ama a Igreja e deseja vê-la servida por santos sacerdotes bem formados”, assinalou.

O bispo de Beja pede ainda que a oração se estenda aos “formadores” dos Seminários, também os “professores do Instituto Superior de Teologia de Évora que “acompanham, acolhem e formam os jovens”.

D. Fernando Paiva adianta que no encerramento da Semana dos Seminários, marcada para o dia 9 de novembro, será instituído o seminarista Pedro Frazão como Leitor, uma das ordens menores na Igreja Católica obrigatória para candidatos ao diaconato e presbiterado, que vai decorrer na paróquia de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, durante a celebração da missa às 11h.

LS

Partilhar:
Scroll to Top