D. João Marcos convida cristãos a celebrar, até à Solenidade de Cristo-Rei, os 250 anos da restauração da diocese
Beja, 07 out 2020 (Ecclesia) – O bispo de Beja, D. João Marcos, publicou o Programa Pastoral para o ano 2020/21, que apresenta como um dos objetivos centrais a renovação da pastoral juvenil e universitária rumo à JMJ 2023, que vão decorrer em Portugal.
O responsável católico aponta também como prioridades a implementação do “Catecumenado Batismal em toda a diocese”; a continuação da evangelização dos “adultos praticantes”; “fomentar a Pastoral Familiar diocesana” e “celebrar, até à Solenidade de Cristo-Rei, os 250 anos da restauração da diocese”.
D. João Marcos realça que “o programa do ano passado, devido à pandemia do Covid-19, ficou em grande parte por cumprir”, por isso vai ser mantido e adaptado “para este novo ano pastoral”.
Com o título ‘Somos Igreja Celebrante’, o programa pastoral, publicado online, realça também que se pretende “recuperar a celebração dominical como centro da piedade e vida cristã”.
Para que assembleias “sejam de facto celebrantes, e não apenas assistentes”, o bispo de Beja sublinha que “é necessário que cada batizado se reconheça participante da missão sacerdotal de Cristo” e nesse sentido, “é preciso ajudar as pessoas a passarem de uma vivência meramente religiosa da fé cristã para uma vida centrada no Mistério Pascal do Senhor e na Liturgia da Igreja”.
Com seis pontos, o documento convida “os padres, leigos e comunidades religiosas, a cuidar da qualidade” das celebrações.
LFS/OC
Programa Pastoral Diocesano – Objetivos Gerais
Recuperar a celebração dominical como centro da nossa piedade e vida cristã. Celebrar, até à Solenidade de Cristo-Rei, os 250 anos da restauração da diocese. Promover a dimensão orante da vida cristã, individualmente e nas famílias. Preparar e celebrar os Sacramentos, sobretudo a Eucaristia, como assembleias celebrantes. Continuar a evangelizar os adultos praticantes. Implementar o Catecumenado Batismal em toda a Diocese. Cultivar o espírito missionário nas paróquias e nas famílias. Renovar as Pastorais Juvenil e Universitária, preparando as JMJ 2023. Fomentar a Pastoral Familiar Diocesana. D. João Marcos, bispo de Beja |