Beja: José António Falcão nomeado membro correspondente internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Distinção premeia dedicação do investigador português ao estudo dos «laços históricos que unem o Alentejo ao Brasil»

Lisboa, 10 set 2012 (Ecclesia) – O diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, foi nomeado membro correspondente internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, no Brasil.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação do organismo diocesano sublinha o empenho com que o historiador, professor universitário e conservador-chefe de museus tem estudado “os laços históricos que unem o Alentejo ao Brasil”.

José António Falcão tem dedicado particular atenção a “um dos mais famosos bandeirantes que penetraram nos sertões à frente de expedições: António Raposo Tavares”.

Este explorador português (1598-1659), nascido em São Miguel do Pinheiro, na vila alentejana de Mértola, morreu em São Paulo depois de ter “delimitado as fronteiras do atual território brasileiro”.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fundado em 1894, é uma das mais antigas instituições a atuar na área da investigação histórica e geográfica do Brasil e orienta a sua ação sobretudo para o estudo da cidade de São Paulo.

Aquele organismo Integra atualmente um vasto grupo de investigadores brasileiros e estrangeiros, entre os quais oito especialistas portugueses.

JPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top