Dia Diocesano vai ser assinalado a 28 de setembro
Beja, 17 set Ecclesia (2013) – D. António Vitalino, bispo de Beja, valorizou hoje o “empenhamento dos leigos na vida da Igreja” e afirmou a necessidade de “formar melhor” os colaboradores das comunidades.
Na habitual crónica semanal, D. António Vitalino constata que aumenta o número dos sacerdotes que acumulam “funções e responsabilidades”, apelando para a necessidade de estar atento “às vocações para o serviço eclesial”
“Desde o dia 8 de Setembro que estou a percorrer várias zonas da diocese, apresentando novos padres às comunidades, em alguns casos acumulando com outras funções e responsabilidades”, informa o bispo de Beja.
“Felizmente vou descobrindo um maior empenhamento dos leigos na vida da Igreja, mas também sentindo a necessidade de formar melhor os nossos colaboradores”, afirmou.
O bispo de Beja recorda o Sínodo Diocesano e a planificação do Ano Pastoral 2013-2014, em curso na Diocese, onde vai ser afirmada a “dimensão missionária da vida da Igreja”.
“À semelhança do Papa Francisco, também nós precisamos de apelar para a nossa experiência no caminho da vivência da nossa fé, respondendo a muitas interpelações que nos fazem nesta imensa seara alentejana”, afirmou D. António Vitalino
Beja promove o Dia Diocesano no próximo a 28 de setembro, uma oportunidade para “partilhar a riqueza e também a pobreza” da igreja local e para encontrar inspiração para cada um estar mais preparado para “dar as razões” da própria fé, refere D. António Vitalino.
PR