«Terras Sem Sombra» vai celebrar décimo aniversário em 2014
Beja, 16 ago 2013 (Ecclesia) – O Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja está a preparar a próximo edição do festival de música ‘Terras Sem Sombra’, que em 2014 vai celebrar o seu 10.º aniversário.
“As gentes alentejanas querem claramente, a todo o custo, manter vivo o Terras Sem Sombra. Não podemos esquecer que, para muitos habitantes da nossa região, um território que ama a música, esta é a única ocasião para assistir a um concerto ao vivo”, assinala o diretor-geral da iniciativa, José António Falcão, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O responsável, que dirige o DPHA, sublinha que a edição de 2013 “superou” as expectativas, tendo em conta a conjuntura.
“Apesar da dificuldade em garantir uma rede de apoios, foi possível alcançar um resultado francamente positivo, com uma adesão massiva de espetadores”, sublinha, a respeito de uma iniciativa que se iniciou em abril e passou por nove concelhos do Alentejo, durante quatro meses.
Segundo a organização, passaram pela região milhares de visitantes de todo o país, bem como um número crescente de estrangeiros.
[[v,d,4013,Vila de Frades]]“A mais-valia de uma iniciativa desta índole não se limita à descentralização cultural, o seu objetivo prioritário; de facto, há toda uma série de estímulos muito significativa, da valorização da autoestima em comunidades um pouco esquecidas à internacionalização do Alentejo como destino de qualidade”, salienta José António Falcão.
Paolo Pinamonti, diretor artístico do Festival, considera que a edição de 2013 conseguiu “reunir alguns dos melhores artistas, ao nível nacional e internacional”.
Em 2014, o “Terras Sem Sombra” irá assinalar a sua 10.ª edição num ano em que o DPHA, entidade responsável pela organização do festival, celebra 30 anos de trabalho.
O Conselho de Curadores do Festival, presidido por Armando Sevinate Pinto, ex-ministro da Agricultura e consultor do presidente da República para a Agricultura e o Mundo Rural, pondera um início mais antecipado da temporada musical e a integração de novas localidades.
A 9ª edição do ‘Terras Sem Sombra’, que promoveu ações nas áreas da música, do património e da biodiversidade, vai estar em destaque no programa ‘70×7’ (RTP 2) do próximo dia 25.
OC