Primeira proposta formativa é o Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos trienal (2025-2028)
Beja, 13 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Beja anunciou esta terça-feira a criação da Escola de Cultura Teológica (ECT), reforçando a aposta na formação de leigos e agentes pastorais.
“Uma iniciativa aberta a todos, sem necessidade que exerçam qualquer cargo ou ministério na Diocese. O objetivo é oferecer a todos os cristãos a oportunidade de aprofundar a fé, fortalecer a ação pastoral e crescer no conhecimento da Palavra e da vida da Igreja”, pode ler-se no site da diocese.
A Diocese de Beja assume-se “firmemente empenhada em investir na formação humana, espiritual e teológica, reconhecendo que uma Igreja viva e missionária se constrói com comunidades bem formadas e cristãos conscientes da sua fé”.
Destinada a leigos, religiosos e colaboradores pastorais, a ECT procura “oferecer uma formação teológico-pastoral de nível médio a todos os que desejem aprofundar as razões da sua fé”.
Além disso, constitui-se como objetivo desta iniciativa a preparação de “leigos e religiosos para o serviço nas áreas da evangelização, catequese, liturgia, ação sócio-caritativa e gestão de bens eclesiásticos”.
O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos trienal (2025-2028), é a primeira proposta formativa da ECT, visando “promover uma formação sólida que permita uma participação mais ativa, esclarecida e responsável na vida da Igreja”.
Terá início em Beja, com aulas presenciais no Seminário Diocesano; cada ano letivo incluirá quatro cursos com aulas semanais (às quartas-feiras, das 21h às 22h50) e três jornadas intensivas, em sábados específicos, das 9h30 às 17h30.
Segundo informa a Diocese de Beja, “os docentes serão, na sua maioria, professores do Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), com reconhecida formação nas respetivas áreas”.
O primeiro ano (2025-2026) será dedicado à Teologia Bíblica, abordando temas como “O Mundo da Bíblia”, “Lei e Profetas”, “Evangelhos Sinóticos”, “Escritos Joaninos” e “Cartas Paulinas”.
“Com esta nova proposta, a Diocese de Beja reafirma o seu compromisso com a formação integral dos fiéis, desejando formar discípulos conscientes, comprometidos e capazes de testemunhar a fé no mundo atual”, destaca.
A diocese disponibiliza o endereço eletrónico ec.teologica@diocesedebeja.pt para os interessados em realizar inscrição e saber mais informações.
LJ/OC
