Beja: D. Fernando Paiva inicia trabalho episcopal na diocese com o propósito de acolher «a todos»

Pais do novo bispo recordam que o filho «serve a Igreja» desde a quarta classe

Beja, 07 jul 2024 (Ecclesia) – D. Fernando Paiva agradeceu hoje a presença de “todos e de cada um” na celebração de ordenação episcopal e tomada de posse como 15º bispo de Beja e afirmou que inicia o seu ministério com o propósito de acolher “a todos”.

“Esta missão que a Igreja me confia assume o propósito de acolher, de estar próximo e testemunhar o amor de Cristo a todos, de modo a que todos se sintam incluídos”, afirmou.

O novo bispo de Beja referiu-se aos que são do Baixo Alentejo e aos que “vêm de fora” e são acolhidos “de braços abertos” e “sem distinção”.

D. Fernando Paiva assumiu a “disponibilidade de continuar a incentivar o amor, como já vai acontecendo, aos que mais necessitam e estão em situação de fragilidade”.

No fim da Missa de ordenação episcopal e tomada de posse como bispo de Beja, D. Fernando Paiva saudou os “doentes e também aos que têm saúde”, os “mais pobres e que precisam de ajuda” e os “mais abastados, que precisam de partilhar o que têm em excesso, no sentido da promoção da justiça e da caridade”.

D. Fernando Paiva referiu-se também “aos jovens, aos adultos, aos que estão no ocaso da vida”, sublinhando o “valor de toda a vida humana” em qualquer fase da existência.

“Que, pela graça de Deus, possamos ser instrumentos de paz, de misericórdia e de amor”, afirmou.

O novo bispo de Beja é natural da Diocese de Viseu, onde nasceu a 26 de novembro de 1962, em Oliveira (São Pedro do Sul), tendo obtido a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no Seminário.

Foto Agência ECCLESIA/PR

Em declarações à Agência ECCLESIA, os pais do novo bispo de Beja disseram que o dia da ordenação episcopal é um “dia excecional” para a família, nomeadamente para as irmãs de D. Fernando Paiva, que “esteve sempre ao serviço da Igreja desde a quarta classe”.

“Ele esteve sempre ao serviço da Igreja, de uma maneira ou de outra, desde a quarta classe até agora: desde a catequese, os jovens, a paróquia”, afirmaram os pais do padre da Diocese de Setúbal, hoje ordenado bispo.

No início da celebração de ordenação e tomada de posse como bispo de Beja, os pais de D. Fernando Paiva valorizaram o facto do filho ter o curso de engenharia e ter decidido depois entrar no seminário.

“É um dia que nunca pensei que surgisse tão rapidamente”, afirmaram.

Ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, D. Fernando Paiva desempenhou o papel de pároco de Nossa Senhora da Anunciada, tendo sido membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis.

Em 2013, obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Além disso, entre 2015 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor; foi ainda responsável pelo acompanhamento dos novos padres e pela formação permanente do clero.

No dia 21 de março, o Papa Francisco nomeou D. Fernando Paiva como 15º bispo de Beja, sucedendo a D. João Marcos.

PR

 

Ordenação Epsicopal de D. Fernando Paiva, Bispo de Beja

 

Partilhar:
Scroll to Top