«Beja, caminhando na esperança» foi o tema da iniciativa

Beja, 22 set 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Beja viveu este domingo o Dia Diocesano, durante o qual o bispo diocesano sublinhou a importância da unidade, da missão e do caminho sinodal, num encontro que decorreu no Seminário Diocesano.
D. Fernando Paiva recordou com gratidão os sacerdotes e religiosas que partiram neste último ano e agradeceu aos que concluíram o seu serviço e acolhendo os que agora iniciam a sua missão na Diocese.
“Indicou ainda como áreas prioritárias da ação pastoral a Iniciação Cristã, a Pastoral Familiar, a Pastoral Vocacional e a Pastoral Socio-Caritativa”, informa a Diocese de Beja, nas redes sociais.
Com o tema “Beja, caminhando na esperança”, o encontro deu também a conhecer a nova equipa sinodal, a Escola de Cultura Teológica e o Gabinete de Comunicação.
Além disso, foi apresentado o trabalho de várias pastorais – música litúrgica, catequese, juventude, ensino superior, pessoa com deficiência – e de movimentos e associações como os Cursilhos de Cristandade, os Escuteiros e o Renovamento Carismático.
O dia iniciou-se com o acolhimento e a oração das Laudes, colocando desde o início todos em atitude de oração e unidade, assinala a diocese.
O encontro encerrou com a Eucaristia, presidida por D. Fernando Paiva, na qual Nuno Sota e Pedro Rolim, candidatos ao Diaconado Permanente, foram os candidatos ao Diaconado Permanente, foram instituídos leitores.
O bispo diocesano anunciou ainda que brevemente se vai iniciar um novo ciclo de formação e discernimento para candidatos a este ministério.
LJ/OC